21 Abril, 2020
Estamos contigo sempre! Sabemos que não é fácil ser-se jovem enfermeiro. O trabalho precário aumenta em nós o sentimento de insegurança e de incerteza a nível profissional e pessoal.

Mensagem da Comissão de Jovens Enfermeiros da Direcção Regional de Lisboa do SEP:

A ti jovem enfermeiro,

O estado de pandemia coloca-nos a todos à prova e colocou a nu as consequências do desinvestimento do Serviço Nacional de Saúde, ao longo de anos, pelos sucessivos governos. Haveria hoje mais capacidade de resposta, não fossem o subfinanciamento crónico, o encerramento de serviços e hospitais e a escassez de recursos humanos.

2020 é o ano dos enfermeiros e os enfermeiros portugueses estão presentes no combate à pandemia.

São estes enfermeiros, também os mais jovens, que constroem, todos os dias, o SNS e com os quais o país estão a contar para cuidar de Portugal e dos portugueses.

Nas últimas semanas são comoventes as palmas dirigidas aos profissionais de saúde em todo o mundo – e serem apelidados de “heróis”. São bem-vindas as palmas e as mensagens de agradecimento, no entanto aquilo que os enfermeiros precisam é do reforço do SNS e a valorização do seu trabalho.

O bem-estar físico e psicológico permite aos enfermeiros estarem disponíveis para continuarem os seus cuidados de forma segura e com qualidade por isso é urgente a necessidade de garantir a sua segurança na prestação de cuidados.

Nós, jovens enfermeiros, não podemos descorar nem deixar de exigir, NUNCA, mas principalmente nesta altura, segurança no trabalho.

Estamos na luta por melhores condições laborais para todos, incluindo-te a ti. Sabemos que só o facto de sermos jovens e enfermeiros por si só faz-nos ter um maior peso sobre os ombros, pois somos um grupo etário considerado menos vulnerável ao contágio pelo vírus. Mesmo sabendo as condições de trabalho que nos são impostas, como a escassez de equipamento de proteção individual, o aumento da carga laboral e a suspensão do limite das horas extraordinárias, não negamos as nossas responsabilidades, nem os nossos deveres.

O SEP está contigo, SEMPRE. Sabemos que não é fácil ser-se jovem enfermeiro, pois somos confrontados com trabalho precário que aumenta em nós o sentimento de insegurança a nível profissional e pessoal, vivendo sempre na incerteza do futuro.

Por isso, mais que nunca, e porque esta não é uma luta a sós, estamos contigo, na luta:

  1. Pela contratação do número de enfermeiros necessários num curto espaço de tempo;
  2. Pela efetivação do vínculo de contrato (tempo indeterminado) a todos os enfermeiros que atualmente estão em funções com contrato a termo certo ou incerto;
  3. Pela segurança na prestação de cuidados, com o uso do equipamento de proteção individual em quantidade e qualidade necessárias, pois é público e notório que estes equipamentos são fundamentais para garantir a segurança de cada um de nós;
  4. Pela qualidade e segurança dos cuidados, com horários de trabalho adequados. É sabido que muitas são as instituições que estão a concentrar horários de trabalho e a reduzir períodos de descanso, aumentando o risco e a probabilidade de erro;
  5. Pela garantia dos direitos da maternidade e paternidade.

 

Estamos juntos e presentes contigo na linha da frente!

A Comissão de Jovens Enfermeiros da Direcção Regional de Lisboa do SEP