18 Novembro, 2013
Em reunião com a enfermeira diretora do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, o SEP faz referencia às consequências da falta de enfermeiros. Ainda questiona sobre a divida das horas de qualidade.

 

Carência de enfermeiros

Sobre a carência de enfermeiros, dotações seguras e bolsa de horas e alteração de horários, o SEP diz que embora não generalizada a carência de enfermeiros no CHLO, sobretudo na Urgência e na Medicina III do H. S. Francisco Xavier, tem provocado situações de acumulação de horas em “bolsa” e um elevado ritmo e desgaste dos enfermeiros.

A Enf.ª Directora e seus Representantes (ED) alegam que as situações de carência nos serviços devem-se a muitas licenças de maternidade, ausências prolongadas e alguns atestados. No entanto, está a ser colmatada com o aumento do horário de trabalho dos enfermeiros, com um CTFP, para as 40h. Além disso, o CHLO recebeu 4 enfermeiros (3 deles colocados na Urgência) e fez pedido de mais 5 à ARS, ainda sem autorização. As horas em “bolsa” devem-se também à acumulação de horas que resultam de trocas de turnos.

 

Pagamento do SIGIC

O SEP teve conhecimento de sócios que não receberam incentivos resultantes de SIGIC. A enfermeira diretora refere que os SIGIC foram anulados porque não se conseguiu atingir os objectivos. Os pagamentos de 2010 foram suspensos. Irão proceder ao levantamento da situação.

 

Pagamento das horas de qualidade aos enfermeiros com CIT

O SEP questionou sobre o pagamento da dívida aos enfermeiros. Apesar da pouca verba disponibilizada pelo Governo para a saúde, não devem ser os trabalhadores, neste caso os enfermeiros, a serem penalizados.

A direção diz que no final do ano avaliarão se podem pagar em 2014. A ACSS deu orientação nesse sentido, mas não deu mais dinheiro aos hospitais.

 

Diversos

O SEP questionou a Enfermeira Diretora sobre a implementação da Direcção de Enfermagem e a reorganização hospitalar futura no CHLO.

1 – Direção de Enfermagem

Pretendem avançar com o processo da constituição da Direcção de Enfermagem em janeiro de 2014, mas têm dúvidas sobre a formação da Comissão Executiva. Foi pedido Parecer ao advogado que fez a Portaria.

 

2 – Reorganização Hospitalar

Não têm conhecimento de nada. Será a tutela a dar orientações. A Comissão para a Reforma Hospitalar tinha 180 dias para fazer estudo da reorganização. Foi pedida recentemente informação aos hospitais e irá sair até ao fim do ano o resultado do estudo dessa Comissão sobre a Reforma Hospitalar. Relativamente às Urgências há o perigo dos doentes urgentes da Gastro e da Vascular andarem de hospital para hospital (CHLN, CHLC e HSFX) e não serem atendidos. Este problema já foi apresentado ao Presidente da ARS.