15 Janeiro, 2021
ARS Norte: indisponibilidade para trabalho extraordinário a partir de 1 de fevereiro
Biénio 2017/2018: combater o inaceitável atraso que coloca em causa a progressão justa na carreira e gera perda de rendimentos.

 

ACES Cávado I, ACES Cávado III (Barcelos Esposende), ACES Cabreira Gerês, ACES Alto Ave, (Guimarães, Vizela, Fafe e Terras de Basto) e ACES Ave (Famalicão)

Em carta enviada à Ministra da Saúde com conhecimento do Primeiro-ministro, da Ministra da Modernização da Administração Pública, do Conselho Diretivo da ARS Norte e dos Diretores executivos dos ACES supracitados afirmámos:

  1. Ser uma vergonha que os enfermeiros continuem a perder rendimento pelo laxismo dos responsáveis.
    .
  2. Ser inaceitável não ter sido aceite a nossa proposta – atribuição de 2 pontos/enfermeiro, deixando que a ponderação curricular fosse requerida aos que assim o desejassem. Caso tivesse sido aceite, o problema estaria resolvido.
    .
  3. Ser inaceitável que ainda esteja um biénio avaliativo por concluir quando já um outro terminou, 2019-2020, tendo já se iniciado um novo, 2021-2022. No final serão já, pelo menos, 6 pontos que estarão em causa.

 

Face a esta realidade informámos aquelas entidades que os enfermeiros destes Agrupamentos de Centros de Saúde estarão indisponíveis para realizar trabalho extraordinário programado a partir do final de janeiro.

O prazo de 15 dias é suficiente para que todos sejam notificados – pontos, menção qualitativa, reposicionamento e pagamento.

Desde já, nós e os enfermeiros rejeitamos qualquer responsabilidade, caso se concretize o agora anunciado. Mais, se por ausência de respostas ficar em causa a vacinação COVID ou outras atividades assistenciais, isso será da responsabilidade de cada uma e de todas aquelas entidades e disso daremos conta publicamente.

O reconhecimento do valor do trabalho dos enfermeiros faz-se de várias formas. O Governo justificou a não atribuição de aumentos salariais anuais porque as progressões nas carreiras aumenta salários. FALSO e FALSO!

É falso porque as progressões, na melhor das hipóteses só acontecem ao final de 10 anos.

É falso porque, como se constata, já são dois biénios que “estão metidos na gaveta”.