5 Novembro, 2020
DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) recusa o depósito do acordo de adesão aos instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho dos enfermeiros porque Ministérios da Saúde e o das Finanças não assinaram o referido pedido.

Com “pompa e circunstância”, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, esteve no passado dia 8 de outubro na assinatura do acordo de adesão do Hospital de Braga ao instrumento parcelar e transitório aplicável aos enfermeiros.

O Governo precisou de 13 meses para “dar o passo” no sentido da harmonização salarial dos 168 enfermeiros.

Exigimos desde sempre que fossem pagos os retroativos aos enfermeiros que por ausência de celeridade na concretização do processo de adesão, deixaram de receber 145€.

Por imposição do Governo não haverá lugar ao pagamento dos retroactivos.

INACEITÁVELMENTE!
Como se já não bastasse os agora 14 meses de espera, a DGERT informou que “o sentido provável da decisão sobre o pedido de depósito do acordo de adesão será o de proceder ao indeferimento” porque o referido pedido não foi assinado pelos membros do governo responsáveis pela área da saúde e das finanças.
É mais um atraso com consequente prejuízo para os enfermeiros e que, como em tantas outras, não serão assacadas responsabilidades.

Nota enviada aos media a 5 de novembro 2020