20 Agosto, 2016
Enfermeiros do Centro Hospitalar S. João em greve a 2 de setembro
A paralisação de 2 de setembro, no turno da manhã, tem como objetivo denunciar as condições de trabalho dos enfermeiros no Centro Hospitalar do São João.


O SEP constata que apesar da reversão do horário de trabalho dos enfermeiros a CTFP para as 35 horas, nem todos estão efetivamente a fazer as 35 horas. Para além disso, os enfermeiros a CIT continuam arredados do período normal de trabalho das 35 horas.

A carência de enfermeiros continua a ser uma realidade, não admitidos o número de enfermeiros suficientes que permita a implementação das 35 horas e muito longe das dotações seguras. A esta situação acresce o não pagamento do trabalho extraordinário, os turnos consecutivos de 12 ou mais horas que impede o gozo de folgas e descansos previstos na lei.

É perante esta realidade que os enfermeiros decidiram fazer Greve. Durante a greve, às 11, 30h irá haver uma concentração à porta do hospital seguido de entrega de abaixo assinados a exigir a alteração da clausula contratual relativamente à aplicação das 35 horas.