24 Fevereiro, 2014
A Direção Regional do Porto reuniu com ARS Norte no dia 14 de fevereiro, onde foi discutida a questão dos concursos de 2010 e de 2013. Matérias já anteriormente colocadas ao Ministério da Saúde que afirmaram ter pedido parecer às ACSS.

 

 

Concurso de 2010. Exigência da avaliação do período experimental. SEP colocou esta questão na reunião com o Ministério da Saúde, no dia 12 de Fevereiro e foi notória a surpresa. A existência de um período experimental está consagrado na Carreira de Enfermagem por imposição da Lei Geral. Contudo, é INADMISSÍVEL que os enfermeiros que já exercem funções nos cuidados de saúde primários, há vários anos e na ARS Norte, tenham agora que se sujeitar a uma avaliação do período experimental, tanto mais que todos se sujeitaram a avaliações do desempenho.

Concurso de 2013. ARS afirma estar em fase avançada de apreciação dos currículos.

Face a isto o SEP questionou qual a razão do processo formal de avaliação do período experimental quando noutras ARS esta questão foi ultrapassada, o que acontecerá aos enfermeiros que, por exemplo, tenham uma “nota” abaixo dos 14, caso aconteça o referido anteriormente  quais as consequências para os enfermeiros responsáveis pela avaliação do desempenho daquele enfermeiro que, ao longo dos anos, sempre teve um “satisfaz”. ARS NORTE não respondeu a nenhuma destas questões e, tendo em conta que o SEP tinha colocado a questão, também, no Ministério da Saúde, afirmaram ir pedir parecer à ACSS.

Consolidação das Mobilidades. ARS refere que o atraso é da responsabilidade do Ministério da Saúde. Todos os processos estão na tutela que tem vindo sistematicamente a pedir mais documentos. Assumiram voltar a questionar a ACSS. SEP vai, também, questionar a ACSS.

Grupo de Trabalho sobre condução de Viaturas. Marcação da 1ª reunião deste grupo de trabalho num espaço de 15 dias.