30 Dezembro, 2016
SEP denuncia falta de transparência para a bolsa de recrutamento do Centro Hospitalar S. João
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vem denunciar a forma como o Centro Hospitalar São João levou a cabo as candidaturas para a bolsa de recrutamento de enfermeiros aberta e fechada no dia 26 de dezembro de 2016.

 

É conhecido que a instituição em causa debate-se com um sério problema de falta de enfermeiros para os quais o SEP tem vindo a alertar as administrações e os sucessivos Governos.

No entanto, tal motivo não pode nem deve ser utilizado para que as admissões não sejam efetuadas de forma transparente e justa, como todo o emprego público deve ser.

O facto de as candidaturas terem de ser apresentadas em apenas um dia (dia seguinte ao Natal e tolerância de ponto) dificulta a possibilidade de um maior número de enfermeiros se candidatar, além do método de seleção ser exclusivamente por entrevista profissional, assente em critérios de índole pessoal, subjetivos e de difícil avaliação imediata.

O recurso a critérios não objetivos põe em causa a transparência que um processo desta natureza se deve pautar, como o percurso académico e profissional dos concorrentes.

O acesso universal, a transparência, a justeza dos critérios não foram assegurados na atual bolsa de recrutamento, não contribuindo para o espírito democrático e livre que deve manter-se como um dos pilares do setor público.

O SEP vem demonstrar total discordância perante a forma como está a ser efetuado o método de seleção, disponibilizando-se para dar apoio aos sócios que se sintam prejudicados e pela forma como está a ser constituída esta bolsa de enfermeiros.