11 Novembro, 2015
Os Enfermeiros, em Plenário, decidiram uma greve para o final de Outubro. Foram várias as questões que estiveram na base desta decisão.

Uma das principais reivindicações era a harmonização salarial dos Enfermeiros a CIT.

Esta foi concretizada em Instrumento de Regulamentação Colectiva no Final de Setembro, com o Ministério da Saúde e a Administração assumiu o pagamento a 1 de Outubro.

Sobre os Horários, sendo que a carga de trabalho semanal de 40h é um problema que se espera poder resolver em breve, é inadmissível que não sejam cumpridas regras básicas na elaboração dos horários. Em concreto, o SEP não aceita a existência de horas negativas e positivas tendo sido referido pela Administração que estas horas serão diminuídas até ao final do ano. Outra das exigência do SEP inserida na organização do tempo de trabalho é o cumprimento da Lei, ou seja, a consagração em cada período de 160h de 8 dias de ausência ao trabalho (4 folgas e 4 descansos).

Dispensa de enfermeiros por turno em função da diminuição de atividade é outra das questões que segundo o SEP não pode continuar a acontecer. Refere a estrutura sindical que a organização da vida pessoal dos enfermeiros não pode estar dependente da flutuação de atividade e das rotinas de outros profissionais.

A única adaptabilidade que está prevista para os enfermeiros é a possibilidade de organizar o horário dentro do período de aferição das 4 semanas. O SEP alertou que os enfermeiros com horas negativas não têm o dever legal de as repor.  

Quanto à compensação do trabalho extraordinário efectuado nas folgas, domingo e feriados em tempo e já anteriormente colocado à Enfermeira Diretora, a administração garantiu que devolverá todo o tempo indevidamente retirado e que está a resolver o problema com o Sisqual.

SEP exigiu a negociação de um regulamento de horário para a enfermagem tendo em conta as especificidades da profissão. Nesse contexto já enviou uma base de trabalho. A administração comprometeu-se a enviar uma contraproposta até ao final de Novembro.