6 Setembro, 2021
Hosp. Santarém: campanha agora somos nós – 7 setembro
Integrada na nossa Campanha "Agora somos nós", dia 7 de setembro, entre as 9h30 e as 12 horas, iremos estar na entrada do Hospital de Santarém, para evidenciar a importância dos enfermeiros e do Serviço Nacional de Saúde (SNS) junto da população.

 

Os enfermeiros têm sido ignorados. A pandemia foi um período muito difícil. Mas nem assim nos respeitam.

Denunciamos os problemas que o hospital tem causado, nomeadamente o não ter avaliado muitos enfermeiros em 2013 e 2014 e imputado o resultado aos profissionais, prejudicando-os na sua remuneração.

A carência generalizada de enfermeiros neste hospital continua. Muitos a emigrar ou rumar para o privado. A dificuldade de contratação de enfermeiros faz-se sentir nas horas extraordinárias sistemáticas para colmatar a falta de colegas e na falta de descanso dos profissionais.

O governo reconhece o esforço e dedicação dos enfermeiros mas continua sem resolver problemas que se têm vindo a agravar.

Sentimo-nos injustiçados e exaustos e reivindicamos:

  • A justa contagem de pontos para efeitos de progressão a todos os enfermeiros, inclusive CIT;
  • A urgente contratação de enfermeiros com vínculo efetivo;
  • A harmonização de direitos entre enfermeiros com vínculos contratuais diferentes, desde logo, pelo direito aos mesmos dias de férias;
  • Medidas de compensação do risco e penosidade da profissão, nomeadamente através da aposentação mais cedo.

Os enfermeiros têm respondido às exigências que lhe são colocadas.

Os enfermeiros cuidam da população. Agora, precisamos que cuidem de nós!

É, face a esta realidade, que convidamos os Srs. Jornalistas para que também se juntem a nós nesta campanha e estejam presentes na conferência de imprensa, a realizar no dia 7 de setembro de 2021, pelas 11 horas, na entrada do Hospital de Santarém.

Nota enviada aos média a 6 de setembro 2021