28 Agosto, 2019
Hospital Santarém: tem a maior carência de enfermeiros da região
Reunimos com o Conselho de Administração a 21 de agosto onde pudemos abordar questões como a grave carência e permanência de enfermeiros, o descongelamento das progressões e férias.

 

Contratação de enfermeiros

Questionámos o Conselho de Administração (CA) sobre a contratação de enfermeiros.

Referiram que há dificuldade em fixar enfermeiros. Tem enfrentado rescisões de enfermeiros (7 enfermeiros em agosto) e não consegue atempadamente a sua substituição.

 

O Hospital de Santarém apresenta a maior taxa de absentismo dos Hospitais da Lezíria e Vale do Tejo.

Referimos o problema da sobrecarga dos profissionais com trabalho extraordinário e pouco tempo de descanso.

Informaram-nos que pretendem contratar mais novos enfermeiros. O problema mesmo é conseguir a sua fixação.

 

Suplemento de Especialistas

Questionámos se estava a prever o aumento de postos de trabalho no seu mapa de pessoal.

Referiram-nos que será alterado de acordo com as 3 categorias da Carreira.

Será afixada, em breve, a Lista Nominativa de transição de acordo com o DL 71/2019 de 27 de maio, de todos os enfermeiros.

 

Descongelamento de progressões

Os Recursos Humanos efetuaram os descongelamentos de acordo com as orientações da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Colocámos a situação dos anos não avaliados até 2014 e apresentámos a nossa posição jurídica para que seja atribuído 1,5 pontos e não 1 ponto por cada ano até 2014, aos colegas nesta situação.

A avaliação é responsabilidade da Instituição. A Administração assume essa responsabilidade de não avaliação dos enfermeiros. Vai colocar junto da ACSS a questão para apurar como se resolve o problema dado que muitos hospitais atribuíram 1,5 pontos. Assume que atribuirá 1,5 pontos, se não houver orientação em contrário.

Levantámos o problema da não contagem do ano da última mudança de escalão (enfermeiros que ainda transitaram de escalão em 2005). A Administração refere que aplicou de acordo com a Circular nº 37 de 2012 da ACSS.

Referimos que este não é o nosso entendimento e reenviámos ao CA a circular onde esta questão está clarificada.

Reafirmámos todo o descontentamento dos enfermeiros perante estas questões. Dizem estar disponíveis para resolver as questões.

 

Descongelamento dos CIT

Questionámos qual a posição do CA em relação a contagem de pontos aos colegas em CIT.

 

Reafirmamos, que não é favorável para a instituição que colegas com 20 anos de exercício aufiram o mesmo vencimento que um colega recém-formado. O não reconhecimento de competências mais avançadas e a experiência profissional é frustrante e desmotivante contribuindo para os profissionais deixarem a instituição.

O CA concorda mas refere que não tem autonomia para resolver o problema.

 

Férias – CIT

Solicitámos a atribuição de mais um dia de férias, por cada 10 anos de exercício, aos CIT. Dado que o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) será revisto, esta medida iria reduzir a desigualdade entre enfermeiros e entre outras classes profissionais que já gozam este direito.

 

Organização e funcionamento dos serviços

Os enfermeiros levantaram algumas questões sobre o funcionamento e organização dos serviços que resulta em sobrecarga e retiram muito tempo dos cuidados, nomeadamente:

  • O não funcionamento da farmácia no período da tarde e fins de semana. O acesso a fármacos prescritos não existentes nos serviços resulta numa sistemática tentativa de os encontrar noutros serviços, retirando assim o enfermeiro da prestação de cuidados.
  • A não existência de dose unitária no serviço de Cirurgia que resulta num dispêndio de tempo de trabalho de enfermagem que poderia ser canalizado na prestação de cuidados aos doentes.

O CA referiu que estes dois problemas já estão em vias de resolução com a contratação de novos profissionais para a farmácia que permitirá o alargamento do horário de funcionamento da mesma.