13 Maio, 2020
Santarém: no Dia Internacional do Enfermeiro, as nossas reivindicações
Enfermeiro do Hospital de Abrantes, João Damásio - dirigente do SEP - no dia Internacional do Enfermeiro, e em tempos atípicos, fala ao jornal mediotejo.net sublinhando que apesar do reconhecimento social, faltam as fontes oficias olhar para os problemas da profissão.

 

Para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro foi agendada uma Serenata de Coimbra a decorrer em vários hospitais do País.

Mas ainda que agradecidos por este reconhecido olhar da sociedade aos profissionais de saúde que combatem a pandemia na linha da frente, os enfermeiros defendem um reconhecimento que vá além dos aplausos, uma validação da condição de “profissionais altamente qualificados” e que implique “melhores condições de trabalho”.

Enfermeiro João Damásio sublinha que os enfermeiros são profissionais “altamente qualificados, com competências técnicas e culturais mas sobretudo relacionais. É no cuidar do outro que estamos sempre a valorizar e damos o maior cuidado à pessoa”. – Ver aqui o artigo na integra.

Ao longo do artigo fala de alguns problemas, há muito reivindicados pelo SEP, que continuam por resolver.

Emigração e Carreira: “emigração de enfermeiros, essencialmente jovens, uma vez que em Portugal não são valorizados. Em Inglaterra qualquer enfermeiro ao fim de dois, três anos tem reconhecimento do acréscimo de competências, das formações que adquiriu e do seu desempenho”.

Avaliação do desempenho: considera a avaliação de desempenho dos enfermeiros em Portugal “castradora, relativamente às quotas de 25%. Cria uma injustiça tremenda porque as pessoas empenham-se mas não têm o reconhecimento por parte do Ministério da Saúde”.

Dotações seguras: o nosso País “tem das taxas mais baixas de enfermeiros por cada mil habitantes”.

Enfermeiros Especialistas: O enfermeiro especialista é uma falácia. Têm uma especialização mas ao nível da administração pública, os enfermeiros, são os profissionais mais mal pagos com um nível de licenciatura e mestrado”.

Finaliza referindo que: “Havendo o reconhecimento social então que venha a nível oficial”

Fonte imagem mediotejo.net