22 Outubro, 2020
Existe um foco de dimensão preocupante no Hospital de Santarém. Pelo menos 70 profissionais de saúde foram obrigados a ausentar-se.

 

Em direto de Santarém, Helena Jorge, Coordenadora da nossa Direção Regional, fala dos limites em que se encontra este hospital desde o início da pandemia.

Os profissionais desde o início da pandemia têm alertado para as dificuldades que enfrentam em termos de falta de recursos humanos.

Esta situação, com esta segunda vaga, agravou-se.

“Os enfermeiros são os que contactam 24 horas mais diretamente com os doentes, sendo também o maior grupo profissional, como tal, é normal que haja o maior número de infetados e em quarentena”, afirma Helena Jorge.

O hospital contratou 15 enfermeiros e compreendemos as dificuldades que esta administração tem em fazer contratações. Achamos que este Governo deverá ter uma atitude mais energética e uma mão mais firme. Não é com contratos de 4 meses que vai resolver o problema. Existe uma falta de respeito pelos enfermeiros e por tudo o que demos e continuamos a dar mesmo com estas adversidades.

Para que as coisas continuem a funcionar, requer muito sacrifício dos profissionais que já faziam muitas horas extraordinárias e o risco de cansaço físico e psicológico é iminente.