5 Setembro, 2019
O Atendimento Complementar ao fim de semana vai ser pago em trabalho extraordinário. Como tal a greve decretada para setembro foi desconvocada.


No decurso da Ação de Luta e da Concentração realizada à porta da Sede do ACES Almada-Seixal (ACES AS), no dia 1 de agosto, a delegação do SEP, mandatada pelos enfermeiros manifestou junto do Diretor Executivo (DE) a sua disponibilidade para reunir e negociar uma proposta que permitisse ultrapassar o conflito.

A reunião conjunta concretizou-se no dia 2 de setembro e foi alcançado um compromisso com o DE (em anexo) que permitiu desconvocar a greve decretada para os dias 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de setembro.

Nos termos do referido compromisso (em anexo) será formado um Grupo de Trabalho constituído por Enfermeiros do ACES AS, presidido pela Enfermeira Vogal do Conselho Clínico e de Saúde e que integrará 2 elementos indicados pelo SEP e 2 elementos indicados pelo ACES.

Este Grupo de Trabalho:

– Tem como objetivo identificar as atividades de enfermagem que os enfermeiros deixam de realizar nas respetivas unidades funcionais durante os dias de semana, por estarem a desempenhar funções no Atendimento Complementar ao fim de semana;

– Funcionará durante os meses de setembro e outubro.

Durante estes meses de setembro e outubro as horas realizadas pela equipa de enfermagem no Atendimento Complementar de fim de semana serão asseguradas recorrendo a trabalho extraordinário.

A luta dos enfermeiros do ACES Almada-Seixal alcançou os principais objetivos e neste quadro o SEP desconvocou a greve.