19 Fevereiro, 2021
Dia 22 fevereiro enfermeiros do CH Barreiro Montijo denunciam condições de trabalho
Dia 22 de fevereiro às 11h30 os enfermeiros vão estar em protesto, em frente ao Hospital do Barreiro, pela ausência de medidas para as suas reivindicações. Exigem melhores condições de trabalho e denunciam injustiças.

 

Este centro hospitalar tem diversas questões que entravam os direitos dos enfermeiros:

  • A possibilidade de despedimento dos enfermeiros com contratos a termo ainda sem garantia de passarem a contratos estáveis.
    .
  • Os constrangimentos para assegurar a assistência a filhos menores gerados pelo encerramento das escolas e pelo facto do governo não ter aceitado a proposta do SEP para minimizar o impacto desta medida.
    .
  • O “apagão” a vários anos de trabalho na instituição que não estão a ser considerados para efeitos de progressão e que “anulam” entre 6 a 16 anos de trabalho.
    .
  • Critérios redutores utilizados pela administração para aplicação das compensações previstas para os trabalhadores do SNS que estão na prestação de cuidados a doentes e suspeitos de Covid. Chega ao ponto de considerar compensações a alguns colegas, da mesma equipa e mesmo turno, e a outros não. Temos exemplo disso na área pediátrica.

Os enfermeiros desta instituição consideram inadmissível que numa altura em que estão há vários meses a trabalhar sem férias, sem feriados, com excesso de horas de trabalho e mobilidade entre serviços, estejam sujeitos a estas injustiças.