14 Junho, 2010
O SEP teve conhecimento, através dos meios de comunicação social, que o Ministério da Saúde pretende encerrar a urgência pediatria dos centros Hospitalares do Barreiro e Setúbal, no período da noite.

 

Este encerramento leva a que haja um deslocamento de centenas de utentes que necessitam destes serviços, para o Hospital Garcia da Orta, sem que neste último tenha sequer existido um reforço de meios, no sentido de conseguir responder de forma eficaz ao acréscimo de afluência.

Compreendendo perfeitamente as preocupações que motivam os profissionais de enfermagem destas instituições, a intervir junto aos Conselhos de Administração no sentido de evitar o encerramento das Urgências Pediátricas, temendo, e bem, as consequências que esta medida, possa ter na saúde dos utentes pediátricos, o SEP – Direcção regional de Setúbal, pediu reunião de caráter urgente a ambos os Conselhos de Administração, com intuito de esclarecer aspetos que dizem respeito à estratégia que cada instituição pretende adotar, no sentido de garantir condições seguras para prestação de cuidados.

Conhecendo o SEP que este processo se fez à margem dos profissionais de saúde, que se encontram, como sempre, disponíveis para encontrar soluções que mantenham a segurança e qualidade na prestação de serviços de saúde; sublinha o facto de todo este processo carecer de bom censo e até seriedade por parte do Ministério da Saúde, quando pretende impor uma medida desta natureza, sem antes avaliar esta estratégia com os profissionais que efetivamente conhecem as necessidades e limitações da populações em causa.

É ainda relevante observar que a população se tenha também manifestado, por meio de ações das associações de pais e comissão de utentes das localidades envolvidas neste processo.

Neste contexto o SEP reitera o apoio aos profissionais de enfermagem nas suas preocupações com a saúde da população e a segurança necessária para a prestação de cuidados, sendo que aguarda resposta por parte dos C.A. de ambas as instituições para realização de reunião acerca desta matéria.

Informação enviada à Comunicação Social a 14 de junho de 2010.