26 Junho, 2020
Foi hoje entregue no Hospital de Litoral Alentejano, um manifesto que junta utentes, autarquias e enfermeiros na defesa de contratação de profissionais de saúde e melhoria das respostas de saúde na Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano.

 

O que exigimos deste Conselho de Administração:

  • Exigiram a imediata contratação de enfermeiros face à necessidade de retomar a atividade programada, acrescida dos cuidados inerentes ao contexto da pandemia e ainda dos fluxos migratórios próprios de regiões do litoral por altura do verão.
  • Denunciaram a inadmissível ausência de admissão efetiva de Enfermeiros desde o início da pandemia, quando a carência estrutural é cerca de 100.
  • Exigiram a aplicação da contagem de pontos para efeitos de progressão aos enfermeiros/as com CIT, que são cerca de 60% da totalidade de enfermeiros da instituição. Este era um compromisso do atual Conselho de Administração que, até à data, não foi concretizado.

Os contratos precários e a ausência de perspetiva de progressão salarial e valorização na carreira, têm levado a dificuldades na admissão de enfermeiros e à saída de muitos nesta Unidade Local de Saúde.

Está nas mãos do CA diferenciar positivamente a instituição e cativar estes profissionais.

Algumas autarquias, que é exemplo a de Santiago do Cacém, oferecem condições especiais de alojamento aos profissionais de saúde como forma de facilitar a sua integração na região.