4 Julho, 2022
Convocámos um plenário com os enfermeiros da ULS do Nordeste e realizaremos uma conferência de imprensa para tentar clarificar o impedimento dos especialistas no acesso à categoria.

 

Aconteceu o que já se esperava.

A imposição da quota dos 25% / Mapa de Pessoal para a categoria de Enfermeiro Especialista fez com que muitos dos Enfermeiros, apesar de serem detentores do título de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, ficassem fora da categoria com a transição decorrente da entrada em Vigor do Decreto-lei nº 71/2019, de 27 de maio.

Na ULS do Nordeste, há mais de uma dezena de Enfermeiros que, apesar de serem detentores do título de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, tal não foi considerado para efeitos de transição para a respetiva categoria, aquando da reformulação da Carreira de Enfermagem em 2019.

Como se tal não bastasse, o número de postos de trabalho atribuídos à ULS Nordeste, para efeitos de abertura do concurso para a categoria de Enfermeiro Especialista é, inadmissivelmente, inferior às necessidades e nem sequer abrange o número de Enfermeiros que não transitaram.

O SEP já colocou inúmeras vezes, junto do Ministério da Saúde, a exigência da reformulação do Decreto-lei nº 71/2019, de 27 de maio, que alterou a Carreira de Enfermagem e veio acrescentar novos problemas aos que já existiam-

Face ao exposto, o SEP convocou um Plenário com os Enfermeiros da ULS do Nordeste e realizará uma conferência de imprensa para a qual convidamos os Srs. Jornalistas.

A Conferência de Imprensa decorrerá logo após o Plenário, no dia 05 de Julho de 2022, pelas 12 horas, junto à entrada do Hospital de Bragança.

Nota enviada aos media a 4 de julho de 2022