6 Julho, 2022
Exigimos a correção de injustiças da carreira na ULS Nordeste
Na nossa iniciativa de hoje em frente ao Hospital de Bragança, estiveram cerca de 20 enfermeiros presentes. Foi espaço para sessão de esclarecimentos, sobre o acesso à categoria de Especialista, e foi aprovada Moção.

 

 

Colega, esta foi a moção aprovada:

MOÇÃO

PELO ACESSO À CATEGORIA DE ENFERMEIRO ESPECIALISTA

Aconteceu o que já se esperava.

A imposição da quota dos 25% / Mapa de Pessoal para a categoria de Enfermeiro Especialista fez com que muitos dos Enfermeiros, apesar de serem detentores do Titulo de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros, ficassem fora da categoria com a transição decorrente da entrada em Vigor do Decreto-lei nº 71/2019, de 27 de maio.

Ainda que as instituições tenham identificado, junto do Ministério da Saúde, a necessidade de mais vagas, tal não lhes foi concedido. Esta situação, associada à sistemática recusa em aumentar os mapas de pessoal, determinará que a maioria dos Enfermeiros não consiga promover-se / desenvolver na carreira.

Para além de outros aspetos que exigimos alterar no Decreto-lei nº 71/2019, de 27 de maio, é intolerável que:

  • Se impeça o desenvolvimento profissional dos Enfermeiros que detêm ou venham a deter o titulo de Enfermeiro Especialista;
  • Não se valorize o trabalho / funções dos Enfermeiros que detêm competências específicas / especializadas (Enfermeiro Especialista)

Por outro lado, o número de postos de trabalho atribuídos à Unidade Local de Saúde do Nordeste, para efeitos de abertura do concurso para a categoria de Enfermeiro Especialista é, inadmissivelmente, inferior às necessidades e nem sequer cobre o número de Enfermeiros que não transitaram com a publicação do Decreto-Lei nº 71/2019, de 27 de maio.

É, neste quadro, que os Enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Nordeste exigem:

Que o Ministério da Saúde, nas negociações que decorrem com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, corrija as injustiças identificadas e permita o efetivo desenvolvimento e promoção na Carreira de Enfermagem.