29 Agosto, 2018
Os enfermeiros do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro querem a justa progressão. Vão estar em greve a 30 de agosto, com concentração e conferência de imprensa em frente aos Hospital de Vila Real, pelas 11 horas.

 

O congelamento das progressões aconteceu em Agosto de 2005.

Mais tarde, em 2008, impuseram aos enfermeiros que os anos de serviço se transformassem em pontos e consideraram que estaríamos a “somar” pontos desde 2004.

Finalmente, o Orçamento do Estado consagra o descongelamento das progressões e, para cada enfermeiro, é um dado adquirido que a regra imposta pelo Governo em 2008 (anos = pontos) seja de fácil aplicação.

No entanto, esta instituição resolveu excluir da atribuição dos pontos todos os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho e também muitos com contrato de trabalho em Funções Públicas. E, ainda os Enfermeiros Chefes (categorias subsistentes) da justa e correta contagem dos pontos para efeitos do descongelamento das progressões.

Para além disso, também o pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas não foi concretizado de forma justa e correta. Há enfermeiros especialistas a quem não foi pago o suplemento remuneratório, mesmo desempenhando as funções inerentes e para as quais fizeram formação.

A administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro tem o poder e a autonomia para decidir e avançar, quer com a progressão aos enfermeiros, independentemente do vínculo contratual, quer com o pagamento do suplemento remuneratórios aos enfermeiros especialistas.

Os enfermeiros lutam ainda pela admissão de mais enfermeiros para que se cumpram as dotações seguras.

Convidamos os Srs. Jornalistas para acompanharem a Concentração de Enfermeiros que se realizará às 11 horas e para uma Conferência de Imprensa às 11h30, em frente ao Hospital de Vila Real, a 30 de agosto

Nota enviada aos media a 29 de agosto de 2018.