20 Dezembro, 2011
Segundo informação confirmada, a ARS Norte já autorizou desde 5 de dezembro a prorrogação dos contratos aos enfermeiros mediante despacho do Secretário de Estado da Saúde. 

 

Inadmissivelmente, tendo o Conselho de Administração conhecimento desta situação, continua sem nada fazer, nomeadamente sem readmitir os enfermeiros entretanto “despedidos” potenciando o agravamento da já situação caótica do centro hospitalar.

Relembramos que o centro hospitalar tem uma divida de 14.000 horas aos enfermeiros, ou seja de 1750 dias de trabalho. O não pagamento destes dias de trabalho poderá determinar uma tomada de posição dos enfermeiros, no sentido de se indisponibilizarem, já a partir de Janeiro, para qualquer trabalho para além do seu horário normal.

Os indicadores oficiais do Ministério da Saúde demonstram que no período entre Janeiro e Novembro deste ano, por exemplo, nos serviços de medicina interna as horas de cuidados identificadas como necessárias (HCN) foram de 70.933 e as efectivamente prestadas (HCP ) foram de 38.847 o que determina uma % de utilização de 195,28/enfermeiro.

A gravidade que estes números materializam é justificação mais do suficiente para uma solução imediata. A informação agora obtida, que já há autorização para a prorrogação dos contratos desde a semana passada, determina a responsabilização do conselho de administração.