21 Dezembro, 2022
Enfermagem em Foco – N.º 121

Os efeitos das alterações climáticas na saúde humana irão colocar sérios desafios aos serviços de saúde e aos seus profissionais. Este é um futuro que já está aqui.

Segundo a OMS, “as alterações climáticas são a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta. Os impactos já prejudicam a saúde através da poluição, doença, eventos atmosféricos extremos, deslocação forçada de populações, insegurança alimentar e pressões na saúde mental.”

Nesta nova frente de combate, quem estará mais capacitado para atuar junto das pessoas e das comunidades do que os enfermeiros? 

Como nos disse a Enfermeira e investigadora Maria João Costa, “nós somos profissionais-chave na promoção da saúde e, nomeadamente, na promoção da saúde pública, e temos tido um papel fundamental de liderança e de educação. E não apenas das comunidades, mas dos nossos pares.” Em conjunto com o Enfermeiro e investigador Pedro Melo, o seu foco de estudo é, exatamente, sobre os desafios das alterações climáticas e a importância da enfermagem. Os dois deram contributos importantíssimos para o tema central deste número – Enfermeiros na luta contra as alterações climáticas: outra frente de combate

O conteúdo a que tentou aceder é exclusivo para sócios do SEP.

Inicie a sua sessão ou faça o seu registo para continuar a ler este artigo.

Inicie a sua sessão

Formulário de Registo no Website SEP

Todos os campos assinalados com (*) são de preenchimento obrigatório

Dados de acesso