8 Setembro, 2022
A nova campanha de vacinação e os enfermeiros
Exigimos que administrações regionais de saúde contratem enfermeiros.

 

O Governo/Ministério da Saúde/ Direção Geral de Saúde decidiu avançar para uma nova campanha de vacinação agregando a vacinação da Gripe com a COVID.

A campanha inicia-se com a inoculação aos maiores de 80 anos e poderá ser feita nos Centros de Saúde ou nos cerca de 50 Centros de Vacinação Comunitários existentes.

Sobre esta última possibilidade – manter abertos os Centros de Vacinação Comunitários, entendemos que passados dois anos e meio e depois de ter passado o impacto inicial de um vírus desconhecido está na hora de devolver aos Centros de Saúde a excelência da prestação deste cuidado de saúde.

Mais, a manutenção de centros de vacinação potência a deslocalização de enfermeiros das unidades funcionais dos centros de saúde, normalmente das Unidades de Cuidados na Comunidade cuja missão é prestar cuidados a grupos vulneráveis e, consequentemente, a colocar em causa aquelas prestações.

Finalmente, é inadmissível que sendo possível às Administrações Regionais de Saúde a contratação de enfermeiros a termo certo para fazer face a necessidades temporárias, como é o caso da vacinação, não estejam a utilizar essa prerrogativa. Para os enfermeiros significa mais cansaço “em cima” do cansaço físico e psíquico resultante de dois anos de pandemia acrescido de muitas mais horas de trabalho para recuperar a atividade assistencial que não foi possível fazer durante dois anos e meio.

Nota enviada aos media a 8 de setembro de 2022