27 Outubro, 2022
ADSE pública e solidária: Lista B
Para as eleições da ADSE damos a conhecer a Lista B que defende uma: ADSE Pública, solidária, com mais direitos!

 

A ADSE é vista como uma fonte muito tentadora de lucros para o sector privado, não estando definitivamente afastada a intenção de a privatizar, transformar numa mútua, ou entregá-la a uma seguradora.

 

A Lista B defende uma: ADSE PÚBLICA, SOLIDÁRIA, COM MAIS DIREITOS!

Apetecível para os interesses do grande capital, com os quais o governo tem sido complacente, muitas foram as ocasiões em que a chantagem recaiu sobre os beneficiários da ADSE, com a ameaça e mesmo a retirada de muitas convenções e aumentos exorbitantes de preços praticados, em particular, nos grandes prestadores privados.

Afirmamos a defesa de um caminho que garanta uma ADSE pública e solidária. Recusamos o caminho da mutualização que colocará em causa a natureza pública da ADSE, com todos os perigos e consequências que lhe estão associados.

Não será possível assegurar os direitos dos beneficiários, num quadro “semi-privado” em que os interesses dos grandes grupos económicos estariam, inevitavelmente, em primeiro plano.

 

A ADSE DE HOJE

É expectável, que a pressão sobre a ADSE, visando a sua destruição (quer vinda do governo, quer por parte dos grandes grupos económicos da área da Saúde, cujos objetivos são obter lucros com a venda de serviços de saúde), é um perigo que não só não está afastado como se mantém ativo.

A ADSE – Assistência na Doença aos Servidores do Estado – é um Instituto Público cujo financiamento depende, quase exclusivamente, dos descontos dos beneficiários. É um subsistema de saúde dos trabalhadores e aposentados da Administração Pública, que conta com mais de 1,2 milhões de beneficiários, entre titulares e seus familiares.

A ADSE acumula, hoje, saldos que já ultrapassam os 1000 milhões de euros, o que diz bem da sua saúde financeira.

 

Os candidatos da lista B comprometem-se com:

  • A manutenção da natureza publica e solidária da ADSE, direito dos trabalhadores e aposentados da Administração Pública;
    .
  • Uma gestão da ADSE que tenha como objetivo central o reforço dos direitos dos beneficiários;
    .
  • A reposição das contribuições mensais dos trabalhadores e aposentados, para 1,5%, e em 12 meses;
    .
  • O alargamento e diversificação das convenções, garantindo que todos os beneficiários podem delas usufruir;
    .
  • O fim dos limites do número de consultas e de atos médicos nas áreas em que foram impostos;
    .
  • A inclusão de mais atos médicos e procedimentos na lista das comparticipações nomeadamente o aumento da comparticipação nos óculos (lentes e armações) e na medicina dentária, atualizando os atos comparticipados;
    .
  • A conclusão do processo de alargamento da ADSE aos trabalhadores com Contrato Individual de Trabalho do sector empresarial municipal e intermunicipal;
    .
  • A manutenção do direito à ADSE por parte dos trabalhadores da Administração Pública que se aposentam ou reformam, independentemente do seu vínculo laboral;
    .
  • A exigência de responsabilização das entidades empregadoras na saúde dos seus trabalhadores.

 

Votar nos candidatos da Lista B é rejeitar o caminho da mutualização, que colocará em causa a natureza pública da ADSE.

 

COMO VOTAR

Para votar eletronicamente, será necessário o código que receberam por carta ou e-mail e o número de beneficiário da ADSE. Para exercer o voto em urna é necessário a exibição do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade, e o cartão de beneficiário da ADSE.

  • Voto electrónico: das 9h de dia 28 às 17h do dia 30 de novembro, sem interrupção em qualquer plataforma eletrónica digitando:  https://certvote.com/adse2022 (e colocando de seguida o código referido e o número de beneficiário da ADSE)
    .
  • Voto presencial: das 9h às 17 h de dia 30 de Novembro. Só há mesas nas capitais de distrito