2 Fevereiro, 2017
Correio da Saúde: Amputação de serviços
A municipalização vai desembocar na gestão privada das UCC.

 

As Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) são uma unidade funcional dos agrupamentos de centros de saúde do SNS. Prestam cuidados de saúde e apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo.

As equipas são compostas por enfermeiros, assistentes sociais, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas da fala e outros profissionais. Existem mais de 270 UCC a funcionar. Entre outros, concretizam inúmeros projetos ligados à prevenção, à promoção, à reabilitação e garantem cuidados continuados, nos domicílios, a milhares de doentes. A evolução das necessidades em saúde (mais pessoas dependentes, com várias doenças crónicas, etc.) exige mais UCC e mais recursos para estas unidades.

Agora, o Governo quer municipalizar estas UCC. Ou seja, amputar o SNS deste tipo de resposta às pessoas. Inacreditável.

Sim porque, a médio prazo e entre outras consequências, os municípios acabarão por concessionar a sua gestão a entidades privadas e sociais. Para isto, já bastou o PSD!

CORREIO DA SAÚDE
Artigo de José Carlos Martins, Presidente do SEP
Publicado no Correio da Manhã de 02-02-2017