24 Maio, 2018
Arnaut, PS e Direita
Espera-se que a mensagem tenha ressonância no congresso do PS.

 

Faleceu esse grande Homem, António Arnaut, merecedor da nossa mais elevada estima, consideração e admiração. Por ser o criador e um acérrimo defensor do SNS, nos termos da sua matriz constitucional.

Ou seja, um SNS enquanto Serviço Público Prestador, meio concretizador do direito à protecção da saúde, de acesso universal e garante da generalidade dos cuidados.

Hoje, da esquerda à direita, todos clamam a defesa do SNS! Mas, será que todos defendem o mesmo “SNS de Arnaut”?

Não há ilusões. A direita defende um SNS mais financiador e regulador, deixando a prestação para os (operadores) privados e sociais.

Na sua mensagem ao Congresso da Fundação SNS, Arnaut afirmava: “O SNS atravessa um tempo de grandes dificuldades que, se não forem atalhadas rapidamente podem levar ao seu colapso. E tudo em consequência de anos sucessivos de subfinanciamento e de uma política privatizadora e predadora. É preciso reconduzir o SNS à sua matriz constitucional e humanista. Há agora condições políticas e parlamentares para realizar essa tarefa patriótica e o Governo propôs-se a fazê-lo.”

Para além do publicitado contacto telefónico com António Costa, espera-se que a mensagem de Arnaut tenha ressonância no congresso do PS.

CORREIO DA SAÚDE
Artigo de José Carlos Martins, Presidente do SEP
Publicado no Correio da Manhã de 24-05-2018