21 Junho, 2021
CGTP: jornada e ação de luta de 21 de junho a 15 de julho
Inicia a 21 de junho, a Jornada de Ação e Luta da CGTP-IN realiza. Serão quase 4 semanas onde se realizarão greves, paralisações, plenários e ações de rua, sob o lema “Pelo aumento geral dos salários! Pelo emprego com direitos! Pela revogação das normas gravosas da legislação laboral!”.

 

Com a Jornada de Ação e Luta, pretende-se dar ainda maior dinâmica reivindicativa aos processos de luta em torno do aumento dos salários, da valorização das carreiras e profissões, da negociação da contratação coletiva, combate à precariedade, luta pela redução dos horários e rejeição da sua desregulamentação, melhoria das condições de trabalho, resposta aos problemas dos trabalhadores, insuficiência e desequilíbrio das medidas do Governo, defesa e reforço dos serviços públicos e das Funções Sociais do Estado, para garantir a valorização do trabalho e dos trabalhadores e o desenvolvimento do país.

 

É preciso valorizar o trabalho e os trabalhadores.

Mais do que palavras, são urgentes ações concretas. Só é possível o país avançar e acabar com a pobreza, com o aumento geral dos salários e das pensões. Só há lugar a emprego com direitos, erradicando a precariedade. Só com a redução dos horários de trabalho e com o fim dos bancos de horas e adaptabilidades, é possível garantir a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar;

Para garantir e efetivar os direitos é preciso revogar as normas gravosas da legislação laboral, que sustentam e promovem a precariedade; que desregulam os horários; que permitem ao patronato bloquear a contratação coletiva.

Para combater as desigualdades e responder aos problemas do país, é preciso garantir melhores condições de vida e de trabalho para os trabalhadores e suas famílias. É preciso aumentar salários, reduzir horários, valorizar as carreiras e as profissões, reforçar os serviços públicos e apostar na produção nacional, reivindicações justas e consequentes que ganham ainda mais atualidade no momento que vivemos.

 

Contra a exploração, pela valorização dos trabalhadores, por um Portugal com futuro!

  • Aumento geral dos salários em 90€
  • Salário Mínimo Nacional 850€ a curto prazo
  • 35 horas para todos e horários dignos
  • Erradicar a precariedade
  • Defender e investir nos serviços públicos e nas funções sociais do Estado
  • Revogar as normas gravosas da legislação laboral e reintroduzir o princípio do tratamento mais favorável.
  • Respeito pelos direitos e dinamização da contratação coletiva – revogar a caducidade.

 

Faremos que oiçam a nossa voz com confiança, determinação e luta por um Portugal com futuro!