24 Maio, 2016
É fundamental que os  enfermeiros detenham boas condições de trabalho.

 

A 12 de maio comemora-se o Dia Internacional do Enfermeiro, este ano sob o lema: ‘Enfermeiros – uma força para a mudança, promotores da resiliência do Sistema e SNS.’ Para que assim continue a ser, é fundamental, entre outros aspetos, que os enfermeiros detenham boas condições de trabalho.

O compromisso acordado entre este Sindicato e o Governo relativamente à aplicabilidade das 35 horas semanais a todos os enfermeiros e ao mesmo tempo (1 de julho), a contratação de enfermeiros no imediato e a negociação de um plano de contratações de médio prazo que inclua a regularização de situações precárias, a melhoria da legislação sobre concursos, e a discussão de medidas que potenciem e agilizem a deslocação de enfermeiros da área hospitalar para os cuidados de saúde primários e a sua consequente consolidação nos centros de saúde são dimensões importantes para a melhoria das condições de trabalho.

Falta ainda melhorar outras dimensões, mas tudo tem o seu tempo. Agora, é tempo de operacionalizar estas medidas. Uma forte saudação a todos os enfermeiros que, apesar das péssimas condições atuais, continuam a garantir os cuidados de enfermagem de que todos necessitamos.

 

CORREIO DA SAÚDE
Artigo de José Carlos Martins, Presidente do SEP
Publicado no Correio da Manhã