11 Maio, 2022
Vamo-nos manifestar amanhã, pelas 10h30, em frente ao Ministério da Saúde e de seguida comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro no Campo Pequeno.

 

Comemora-se amanhã, 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro.

Esta data homenageia o trabalho e o contributo dos enfermeiros pelo seu trabalho na proteção da saúde, no tratamento da doença e na reabilitação dos doentes, famílias e comunidades.

São conhecidos os problemas que os enfermeiros enfrentam e o mais recente estudo sobre as condições de vida e de trabalho dos enfermeiros em Portugal apresenta dados para os quais temos sistematicamente alertado, mas que têm sido desvalorizados pelos decisores políticos.

Um dos dados do referido estudo afirma que “o índice (para toda a classe) de exaustão é elevado, 3,42 pontos (bastante acima do valor de 2 pontos, considerado normal). Existe uma percentagem de profissionais em níveis de exaustão emocional muito elevada, 32,3% no escalão 3; 15,5% no escalão 4 e 1,57% no escalão 5, todos estes muito preocupantes”.

Porque estes e outros problemas têm que ter solução, a iniciativa de amanhã, caracteriza-se:

  • pela parte reivindicativa em frente ao Ministério da Saúde, a partir das 10h30, com a entrega de milhares de assinaturas a exigir a imediata progressão na carreira para todos os enfermeiros
  • e um momento de comemoração no Campo Pequeno (desfile desde o Ministério da Saúde) com música, testemunhos de enfermeiros e piquenique.

Convidamos os Srs. Jornalistas para nos acompanharem em mais esta jornada.

Nota enviada aos media a 11 de maio de 2022