6 Setembro, 2017
A Direção do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) informou este sindicato de que iria solicitar os procedimentos de Conciliação para este processo negocial que está em curso, junto Ministério do Trabalho.

Os Sindicatos representativos dos trabalhadores sempre procuraram o diálogo e a continuidade dos processos negociais, mesmo após a inexplicável interrupção das negociações.

Ainda durante o ano de 2013, quando se verificaram situações de instabilidade e impasse nos processos negociais, sem explicações plausíveis por parte do SBSI, um processo de mediação de conflitos foi requerido pelos Sindicatos que apenas voltaram a ser contatados pela Direção do SBSI para informar que tinha sido requerida a Caducidade de todas as convenções coletivas em vigor, junto do Ministério do Trabalho, alegando não haver acordo entre as partes.

A incoerência destes procedimentos gerou a indignação de Sindicatos e trabalhadores que decidiram em Plenários prosseguir as negociações.

Na ausência de resposta por parte da direção do SBSI, iniciou-se um período de greves e manifestações, denúncias públicas e exposições várias (incluindo ao Primeiro-Ministro), seguindo-se uma série de reuniões com diversas entidades das quais se destacam a Comissão Parlamentar do Trabalho e a Secretaria de Estado do Emprego.

Estas ações contaram com a participação e solidariedade de diversos responsáveis sindicais, destacando-se a presença do Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos, na Manifestação de 23 de março que terminou junto do Ministério do Trabalho.

Estas greve e manifestação foram determinantes para que se concretizasse a reunião, que viria a realizar-se a 7 de junho com o Secretário de Estado do Emprego (SEE).

Nesta reunião, o SEE comprometeu-se a sensibilizar a direção do SBSI para retomar os processos negociais, correspondendo à vontade e à determinação dos trabalhadores e seus Sindicatos, nas negociações e convenções coletivas.

Foi, então, com alguma estranheza que o SEP recebeu a comunicação da direção do SBSI, de que iria solicitar os procedimentos de Conciliação para este processo, junto da DGERT/Ministério do Trabalho, dirigindo esta informação apenas ao SEP (e relativa ao Acordo de Empresa dos Enfermeiros), deixando de fora os restantes Sindicatos e as respetivas convenções por estes subscritos.

Neste contexto, o SEP, em representação dos outros Sindicatos, enviou um ofício à direção do SBSI solicitando os devidos esclarecimentos.

Neste ofício, o SEP e os restantes Sindicatos apresentam disponibilidade para participarem no processo de Conciliação já agendado pela DGERT para 21 de setembro.

Aguardamos que sejam integrados neste processo de Conciliação os diversos Sindicatos, assim como todas as convenções e os trabalhadores que os representam, no sentido de, em conjunto, se finalizarem as negociações interrompidas a 17 de outubro de 2016.

Como sempre tem acontecido, voltaremos a informar e a discutir com os trabalhadores toda a evolução desta nova fase de negociações que se irá desenvolver a partir de 21 de setembro.