23 Março, 2018
Um dos objetivos da greve - regulamentação em lei das 35 horas para os enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho (CIT) - foi conseguido.

 

No primeiro dia de Greve registámos uma adesão de 64% na manhã e de 67,4% na parte da tarde.

Esta paralisação é sempre um esforço acrescido que é pedido aos enfermeiros quando avançamos para processos de luta  – mas está a atingir objetivos.

Desde o dia em que foi convocada a greve e até ao final do primeiro dia, o Ministério da Saúde/Governo:

  • Assinaram o protocolo negocial de revisão da carreira de enfermagem;
  • Avançaram para a publicação do suplemento remuneratório para os enfermeiros especialistas cujo valor impuseram;
  • Assumiram não avançar com a diminuição de competências das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e voltou a estar “em cima da mesa” o aumento do número destas unidades e o seu reforço onde já existem;
  • Publicaram hoje, no primeiro dia de greve, no Boletim de Trabalho e Emprego o Instrumento de Regulação Coletiva de Trabalho que, entre outras matérias, consagra a passagem para as 35 horas de todos os enfermeiros com CIT, a partir de 1 de julho de 2018.

 

A admissão de mais enfermeiros para pôr fim ao sistemático recurso a trabalho extraordinário, para garantir que a passagem para as 35 horas aconteça sem sobressaltos, o pagamento das horas em divida seja cumprido na totalidade e a concretização da progressão na carreira continuam a ser objetivos para os quais exigimos respostas.

 –

Se nos mobilizarmos todos no momento certo, construímos.

Não deixes de aderir a este 2º dia de greve nacional!