30 Maio, 2017
ICN 2017: Sistemas de saúde no primeiro dia do congresso
No primeiro dia do Congresso Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses - ICN), as sessões plenárias foram dedicadas à discussão dos sistemas de saúde e o papel que os enfermeiros desempenham.

 

Mary Wakefield, ex-secretária adjunto interina do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, desenvolveu a sua apresentação sob o tema “Enfermeiros na linha da frente transformando os cuidados”.

Na maior parte dos sistemas de saúde, os enfermeiros são o maior grupo profissional e responsáveis pela prestação de 80% dos cuidados primários. Como tal, estão criticamente posicionados para enfrentar os desafios atuais e futuros da saúde global, como o envelhecimento da população, o aumento das doenças não transmissíveis, a pobreza, os recursos inadequados e a escassez de mão-de-obra.

A necessidade da experiência dos enfermeiros, do seu conhecimento e das suas competências para transformar e evoluir nunca foi tão determinante quanto agora. Os sistemas de saúde a nível global lutam para fornecer cuidados de saúde equitativos, seguros e eficazes e, ao mesmo tempo, pretendem diminuir os custos.

A nova agenda para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o ênfase nos recursos humanos da saúde e na cobertura universal de saúde, encontra na enfermagem o potencial para causar um enorme impacto na saúde das populações e na transformação dos cuidados.