10 Maio, 2019
Saúde e Enfermeiros
Luta por condições para prestar mais e melhores cuidados.


12 de maio é Dia Internacional do Enfermeiro.

 

Um grande bem-haja a todos os colegas pelo seu imprescindível contributo na obtenção de ganhos em saúde por parte dos cidadãos.

Apesar das difíceis condições de trabalho, por ausência de medidas por parte do Governo que resolva os seus problemas e valorize o seu exercício e percurso profissional, os enfermeiros mantêm-se como um dos pilares quer na prestação e gestão dos processos de saúde, quer na organização e gestão (operacional, transversal e estratégica) dos serviços de saúde.

Apesar do Governo, continuar a não admitir o número suficiente de enfermeiros, não efectuar a correcta progressão de todos os enfermeiros, não pagar o devido suplemento a enfermeiros especialistas, não negociar justas medidas que compensem a penosidade e não dignificar e valorizar a sua carreira, os enfermeiros e o SEP continuarão a sua luta.

Luta por condições para prestar mais e melhores cuidados, mas, também, por um melhor SNS suportado numa nova Lei de Bases de Saúde (LBS). A seriedade na gestão dos processos políticos da “causa pública” determina termos uma nova LBS nesta legislatura. De outra inadmissível forma, é darmos um passo maior que as duas pernas!

 

 

CORREIO DA SAÚDE
Artigo de José Carlos Martins, Presidente do SEP
Publicado no Correio da Manhã 09-05-2019