29 Abril, 2010
Fica à direita do cirurgião. Conhece todos os instrumentos cirúrgicos e sabe exatamente quais são precisos na hora certa. No final da operação, pinças, tesouras, taças, está tudo tão organizado, como no início do procedimento.

 

A julgar pelo nome, poderia pensar-se que um enfermeiro instrumentista é um mero executante de ordens. “Não é exatamente assim. Instrumentar é participar ativamente na cirurgia, com a equipa cirúrgica. Muitas vezes, o cirurgião não diz absolutamente nada, porque antes que diga uma palavra, já o instrumentista já lhe está a colocar na mão o que precisa”, explica José Mimoso.

A propósito do Dia Internacional do Enfermeiro, que se comemora a 12 de maio, fomos conhecer um lado diferente desta profissão. Falámos com José Mimoso, 52 anos, enfermeiro no bloco operatório central do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão. Uma das várias atividades que desempenha é a de instrumentista.

Com 30 anos de carreira, dá-nos a conhecer um trabalho rigoroso, ativo e fundamental para ajudar a salvar vidas, nos bastidores da medicina moderna.