18 Abril, 2022
Webinar sobre Sistemas Locais de Saúde a 21 de abril
Dedicamos novo Webinar, às 17h00 de dia 21 de abril, às necessidades e às devidas respostas nos e dos Sistemas Locais de Saúde. Inscreve-te no formulário abaixo, Colega!

 

[ programa e formulário de inscrição mais abaixo ]

 

Os enfermeiros e os outros profissionais de saúde constituem um recurso de suporte dos cidadãos, grupos e comunidades – nomeadamente, para responder às necessidades em saúde dos cidadãos/famílias, cuidando durante/no tempo e nas dimensões em que não se consigam cuidar (face aos deficits de autonomia), “rumo ao auto-cuidado”.

Em termos de perspetiva de evolução das necessidades em saúde, de acordo com os dados atualmente disponíveis, é referido que, entre outros aspetos, as questões climáticas, agro-alimentares e demográficas colocarão novos desafios e mais problemas de saúde. Estamos, por exemplo, confrontados com mais e novas doenças raras, mais doenças crónicas e de maior cronicidade, aumento crescente de cidadãos com morbilidades múltiplas.

Em termos demográficos, Portugal tem mais de 3,5 milhões de pessoas com mais de 65 anos, das quais, cerca de 1 milhão tem mais de 75 anos. Crescentemente, teremos maior número de pessoas a viver mais anos, e, decorrente da deterioração de órgãos, aparelhos e sistemas (entre outros fatores), com elevados níveis de dependência diversa.

No plano europeu e acima dos 65 anos, somos dos que vivemos mais anos com maior carga de doença.

Em síntese, estamos confrontados com mais necessidades em saúde, e, com necessidades em saúde mais complexas.

Por outro lado, a inovação, as questões de financiamento e os modelos de organização social e política continuarão a colocar enormes desafios aos sistemas de saúde e, designadamente, aos serviços públicos (SNS).

Este quadro, entre outros aspetos, reforça a importância de “mais saúde em todas as políticas”, de medidas políticas dirigidas à promoção e prevenção, de integração de cuidados e de cuidados de proximidade.

Para estes objetivos, é fundamental, entre outras medidas, reorganizar o dispositivo do Serviço Nacional de Saúde em Sistemas Locais de Saúde, consagrados na nova Lei de Bases de Saúde.

Está lançado o mote para o próximo Webinar. Inscreve-te  já, Colega!

 

Programa 21 abril | 5ª feira

17h00-19h00

Serviço Nacional de Saúde. A importância dos Sistemas Locais de Saúde e o papel das Autarquias
Moderador: José Carlos Martins, Presidente do SEP

Sistemas Locais de Saúde. Da conceção à imprescindível concretização
Cipriano Justo, Médico e Professor de Saúde Pública

Sistemas Locais de Saúde e Unidades Locais de Saúde
Margarida Filipe, Enfermeira Gestora (ULS Matosinhos)

Papel das Autarquias / Transferência de competências (Cuidados de Saúde Primários) – Que consequências?
Bernardino Soares, Jurista e ex-Presidente da Câmara Municipal de Loures

Debate

 

Colega, inscreve-te até às 12h00 de dia 21!

 

    Formulário de Inscrição

    Todos os campos com um asterisco (*) são obrigatórios.

    _
    Indicar o local de trabalho *