Para assinalar o Dia Mundial da Osteoporose,  20 de outubro, a Associação Portuguesa Contra a Osteoporose, a Sociedade Portuguesa de Doenças Ósseas e Metabólicas e a Sociedade Portuguesa de Reumatologia dão vida a iniciativa que quer impedir  a Osteoporose de Quebrar a Rotina dos portugueses.

A doença afeta os ossos de cerca de 800 mil portugueses, tornando-os mais frágeis e quebradiços, reduzindo drasticamente a qualidade de vida e impedindo atividades diárias básicas. Neste sentido, as três entidades lançam uma ação de sensibilização com uma performance artística no Metro de Lisboa, em São Sebastião, e na Praça Novo Mundo, do Centro Comercial Colombo.

Inserida na campanha “Impeça que a Osteoporose Quebre a Sua Rotina”, o objetivo desta iniciativa é representar visualmente o impacto que a osteoporose pode ter na vida ativa das pessoas, sendo que 80% dos doentes apresentam alguma limitação na realização das atividades da vida diária um ano depois de uma fratura da anca, 40% não são capazes de caminhar de forma autónoma e 30% apresentam limitação funcional significativa e permanente. Além disso, pelo menos, uma em cada dez pessoas que sofrem uma fratura do fémur morre no ano seguinte ao acidente.[1]

 “Impeça a osteoporose de quebrar a sua rotina” – Ação de sensibilização:

Metro de São Sebastião (cruzamento de linhas):

10h até às 13h30 – Presença de Estátuas Vivas

10h30/11h30/12h30 – Performance artística

 

Centro Comercial Colombo (Praça Novo Mundo):

15h30 até às 19h – Presença de Estátuas Vivas

16h/17h/18h – Performance artística

 

É possível ter acesso a mais informação sobre a doença em: www.ossosfortes.pt