A 27 de setembro a Direção Regional de Lisboa do SEP irá realizar a iniciativa Cinema com História no auditório do Museu do Aljube, às 16 horas, com exibição do filme “As Enfermeiras no Estado Novo” com a presença da realizadora Susana Sousa Dias e um espaço de debate.

 

A história da luta das enfermeiras está intimamente ligada à luta das mulheres por direitos elementares e ficou marcada pela resistência e coragem.

Como exemplo temos a conquista do direito ao casamento no início dos anos 60, após anos de resistência, prisões, despedimentos, vida afetiva clandestina e de impedimento legal da maternidade.

Isaura Assunção da Silva (Borges Coelho) foi o símbolo desta luta. Esteve presa durante quatro anos por ter exigido condições mínimas para o trabalho nos hospitais, por ter protestado contra o facto de as enfermeiras não poderem casar, por pertencer ao Movimento da Unidade Democrática (MUD) juvenil.

Com esta ação esperamos dotar as novas gerações de consciência, através do conhecimento da história da enfermagem e do combate antifascista, da importância da participação nas lutas pela conquista ou defesa de direitos.

As inscrições gratuitas podem ser feitas através de e-mail: drl@sep.pt ou através de telefone: 213558751 e estão limitadas ao espaço existente.