No dia 9 de março de 2022, o Expresso associa-se à Sanofi para a 3.ª edição do evento Flu Summit, com o tema “Proteção para além da Gripe”.

 

A iniciativa, que terá início pelas 15h30, promove o debate em torno da sobrecarga provocada pelos surtos anuais de gripe na rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a partilha de boas práticas, ao mesmo tempo que foca a importância de uma abordagem multidisciplinar na prevenção da doença.

O evento terá duas partes distintas:

  • Uma primeira sessão dirigida ao público em geral e transmitida em direto pelo  Facebook do Expresso, pelas 15h30, que contará com diversos convidados que nos falarão da importância da prevenção da gripe e de se investir na longevidade ativa, que será apresentada pela reconhecida jornalista Patrícia Carvalho, da SIC Notícias.

.

  • Uma segunda sessão, com início às 16h, de acesso restrito a profissionais de saúde e a entidades sociopolíticas ligadas ao setor da saúde, que visa promover um debate mais aprofundado em torno dos seguintes temas: i) partilha de boas práticas de países como a Alemanha e a vizinha Espanha na prevenção contra a gripe; ii) importância de uma abordagem multidisciplinar na prevenção da gripe e das suas complicações associadas, sobretudo na população mais vulnerável; iii) reflexão sobre a Estratégia Nacional Contra a Gripe: recomendações e financiamento.

As epidemias anuais de Gripe continuam a ser um dos principais fatores de sobrecarga e pressão dos sistemas de saúde e dos profissionais de saúde, com enorme impacto financeiro e nos serviços, tornando este tema incontornável.

O FLU-SUMMIT é um projeto de literacia que pretende promover o debate e o conhecimento em torno das consequências da gripe para além da própria gripe, junto da população e das diversas entidades da área da saúde.

Qual o impacto da Gripe nos doentes, nas famílias e na sociedade? Como pode a população proteger-se e qual o papel da vacinação na prevenção? Qual a importância da prevenção nas pessoas a partir dos 65 anos? Ao longo deste evento, pretendemos abordar e dar resposta a estas e outras questões juntando as entidades mais relevantes do setor para debater e aprofundar estes temas.

A prevenção da Gripe é uma questão de saúde pública. Acompanhe esta iniciativa no site do Expresso e nas redes sociais do Grupo Impresa.