A leucemia linfoblástica aguda (LLA) é o tema em destaque no próximo webinar, organizado pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), que se realiza no próximo dia 21 de janeiro, entre as 17h e as 19h00. O objetivo passa por esclarecer as principais dúvidas associadas à LLA, nomeadamente ao nível da sua terapêutica, prognóstico e à gestão destes doentes em tempos de pandemia. A inscrição e participação é gratuita e dirigida a estes doentes e seus cuidadores.

“A LLA constitui apenas cerca de 0,3% de todas as neoplasias, sendo que cerca de 60% destas ocorrem antes dos 20 anos. Como tal, torna-se crucial desmitificar esta doença rara, tanto relativamente a adultos como a crianças. Além disso, mesmo em contexto de pandemia da COVID-19, os doentes não devem descurar a importância das terapêuticas e do prognóstico em tempo útil. Por isso, queremos também abordar quais os cuidados que estes doentes devem ter devido a esta nova realidade e a forma como os sistemas de saúde se têm adaptado”, explica Manuel Abecasis, presidente da APCL.

O webinar, que será moderado pelo jornalista Paulo Farinha, irá dividir-se nos seguintes momentos:

  • 17h00 Esclarecimento de dúvidas associadas à LLA em adultos: O que é, terapêutica e prognóstico;
  • 17h30 Q&A com a Dra. Albertina Nunes, hematologista no IPO de Lisboa
  • 17h45 Esclarecimento de dúvidas associadas à LLA e pediatria: O que é, terapêutica e prognóstico;
  • 18h15 Q&A com o Dr. Ximo Duarte, médico pediatra no IPO Lisboa;
  • 18h30 Gestão de doentes em tempo de pandemia: O que muda, que pode ser otimizado, o papel do cuidador:

– Medidas de precaução a tomar pelos doentes?

– Como o sistema de saúde está a adaptar-se?

  • 19h00 Q&A com a Dra. Filomena Pereira, Diretora do serviço de Pediatria do IPO de Lisboa.

A participação no webinar é gratuita e as inscrições poderão ser feitas aqui: https://forumdideias.eventsair.com/apcl2020/registos/Site/Register