Enfermeiros e utentes protestam, dia 25 de junho, em frente ao Hospital do Litoral Alentejano, a exigir a contratação de enfermeiros. Conferência de imprensa às 12h00.

 

Depois de terem estado à porta da Ministra Marta Temido no dia 28 de fevereiro, a exigir investimento na Unidade Local Saúde Litoral Alentejano, verifica-se que nada se alterou nesta instituição do SNS. É incompreensível que não tenha sido agendada nova reunião com os enfermeiros, conforme solicitado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

A resposta à pandemia por SARS-CoV-2 justifica algum adiamento nas soluções exigidas mas muitos dos problemas identificados são crónicos e exigem uma resposta urgente, como é o caso da falta de enfermeiros.

Mesmo em contexto de pandemia, em que o Governo reconheceu a necessidade e autorizou a contratação de profissionais de saúde, o saldo de admissões de enfermeiros mantém-se nulo, o que é totalmente incompreensível e incompatível com o retomar da atividade programada, ao que acresce a resposta em contexto de pandemia.

É também esperado um aumento de população por ocasião das férias com deslocação de veraneantes, o que levanta sérias questões no que se refere à capacidade de resposta no âmbito de cuidados de saúde, com possíveis focos de contágio e podendo mesmo estar em causa a capacidade de resposta da ULSLA sem o necessário reforço dos seus Serviços e Unidades.

Convidamos os Srs. jornalistas para estarem presentes.

Enfermeiros e Utentes, juntam-se para entregar um manifesto ao Conselho de Administração desta Unidade Local de Saúde, que será também enviado à Ministra da Saúde, marcando a entrega do documento com uma conferência de imprensa às 12h00 no Hospital do Litoral Alentejano.