A Fundação para a Saúde – Serviço Nacional de Saúde organiza, no dia 15 de outubro de 2019, a partir das 9h, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a Conferência “SNS: O futuro começa hoje!“.

 

 

Programa aborda as principais temáticas a que o SNS do presente e do futuro tem que dar resposta: políticas de Bem-estar, a transformação adaptativa e espaço local, a relação do SNS com as pessoas e a gestão do conhecimento para a mudança.

Hoje, felizmente, vivem-se mais anos. Mas, com o avanço da idade, um número elevado de pessoas acumula em si doenças crónicas e distúrbios de saúde mental. A multimorbilidade é cada vez mais complexa com crescentes limitações, sofrimento e dependências. Ao mesmo tempo, aumentam as iniquidades dos cidadãos no acesso e utilização de cuidados de saúde e nos benefícios que deles conseguem retirar.

O sistema de saúde deve adaptar-se a esta nova situação. A literacia e a promoção da saúde bem como os cuidados preventivos devem ser preocupação prioritária e dominante. As doenças evitáveis, agudas e crónicas, não devem atingir uma escala com a qual seja, depois, difícil de lidar. O tratamento das doenças deve deixar de ser fragmentado, desarticulado e, algumas vezes, desadequado. É necessário alterar hábitos e culturas adquiridos, bem como os modos como as instituições e serviços de saúde são financiados e estão organizados. Isto, para que cooperam e comuniquem melhor entre si. A integração de cuidados centrada na pessoa tem de ter tradução concreta na atuação dos profissionais e na vida das pessoas e das famílias.

Para concretizar estes objetivos são necessários contributos de quase todos os sectores de atividade e da governação do País.

Desde o modo como o orçamento de Estado é construído até todas as políticas com impacto direto e indireto na saúde e bem-estar dos cidadãos.

Desde a organização e funcionamento do sistema de saúde no seu todo, com especial atenção à governação clínica do Serviço Nacional de Saúde, às dinâmicas locais e aos modelos de integração de cuidados alicerçados numa rede robusta e qualificada de serviços de proximidade.

Há também lugar para um momento cultural “Lendo e musicando Antóno Arnaut”, proporcionado pelo Teatro ACERT.

“SNS – O futuro começa hoje” é mais um contributo da Fundação SNS, desejando que as transformações necessárias aconteçam.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala, pelo que se solicita confirmação de presença aqui!

Consulte o Programa da Sessão.