Academia Linde Saúde discute o panorama nacional e os sistemas modernos na área da saúde

No próximo dia 24 de maio, vai decorrer, o webinar, “O papel da telessaúde para dar resposta a todos os doentes que não podem ficar esquecidos”, promovido pela Academia Linde Saúde. A sessão arranca às 15h e poderá ser acompanhada através do link /linde.up.events/activities/view/5978, cuja abertura e encerramento será efetuada pela Diretora da Linde Saúde, Maria João Vitorino.

Para dar vida a esta iniciativa, podemos contar com a participação do Prof. Henrique Martins, com a intervenção “O investimento em Telessaúde veio para ficar? Que mecanismos precisam os sistemas de saúde para uma melhor abrangência”, a Profª. Dulce Brito, que abordará “A redução de internamentos na insuficiência cardíaca”, e Profª. Teresa Magalhães, com “Os desafios e vantagens da Telessaúde para a gestão de recursos hospitalares”.

Os Sistemas de Informação (SI) da Saúde, como a telessaúde e a telemonitorização permitem monitorizar de forma proativa e contínua o estado fisiológico e as condições de saúde de cada doente. Desta forma, é possível detetar atempadamente sintomas de agudização, permitindo ainda a intervenção imediata no domicílio do doente, o que facilita o acesso entre doente e o prestador de cuidados de saúde, promovendo a Saúde de Proximidade. Contribui-se assim para a redução das idas às urgências e dos internamentos hospitalares.

Os objetivos dos programas de telessaúde passam também por elevar a qualidade dos serviços de saúde prestados aos cidadãos, fazendo com que se sintam acompanhados de forma contínua na sua doença e melhorando significativamente a sua qualidade de vida. Além disto, pretendem ainda contribuir para a Literacia em Saúde, promovendo o papel ativo do doente na gestão da doença, dignificar o papel do médico e fomentar a aprendizagem contínua e em equipa entre profissionais de saúde.

Veja aqui o programa completo.