29 Julho, 2014
Os problemas dos enfermeiros do CH Alto Ave agravaram-se! Fartos de ser explorados! Fartos de ilegalidades! Exaustos os enfermeiros fazem greve nos dias 5, 6 e 7 de AGOSTO.

Estarão em greve porque desde fevereiro que se espera pela resposta do Conselho de Administração ao agendamento de uma reunião.

Em julho, voltámos a pedir reunião e elencámos os problemas, antigos e novos, que pretendíamos discutir e curiosamente, ou talvez não, tendo em conta que estava agendado um plenário (11 julho), os enfermeiros receberam uma informação por parte do Conselho de Administração a tentar justificar o injustificável.

Nos últimos meses, os problemas agravaram-se assistindo-se a uma vergonhosa redução do número de enfermeiros por turno, aumentando os ritmos de trabalho de quem fica.

Quanto aos horários, a figura da Bolsa de Horas não se aplica aos enfermeiros mas continuam a ser feitos horários com horas positivas e/ou negativas assim como não é justo a gestão dos minutos a mais ou a menos resultantes do “picar o ponto, o pagamento do trabalho extraordinário de forma aleatória sem critério, o gozo das duas folgas/semana não está a ser cumprido assim como o intervalos entre turnos.

Aprofunda-se também a precariedade com o prolongamento de contratos a termo quando os enfermeiros estão a fazer face a necessidades próprias e permanentes dos serviços. mantém-se a exigência da integração dos prémios de assiduidade no vencimento.

Outra “vergonha” é a redução do valor pago aos enfermeiros nas intervenções cirúrgicas a doentes obesos no âmbito dos SIGIC e a ausência de reforço das equipas de enfermagem nos internamentos de cirurgia.