2 Março, 2017
Correio da Saúde: Offshores no pantanal
Quem acredita? Qualquer pântano pleno de lodo cheira melhor.

Segundo informação noticiada, entre 2011 e 2014 houve 10 mil milhões de euros que “voaram” de Portugal para offshores sem qualquer análise do fisco, ou seja, sem qualquer controle da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).

Não, não foi o Sr. Manuel que aufere 700€ mensais e se esqueceu de “meter o IRS”. A este Sr. Manuel a AT enviou carta de imediato, cobrou a dívida, os juros e a multa.

Foram 10 mil milhões de euros que fugiram à “enorme carga fiscal” que vigora para a generalidade dos portugueses. E isto, por um erro informático, por decisão política dum secretário de estado (do CDS/PP) de não publicar estatísticas e de não informar os ministros das Finanças (Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque, do PSD).

Como é possível e quem acredita? Qualquer pântano pleno de lodo cheira melhor. Uma vergonha! Importa recordar que foi neste período que o Governo PSD/CDS impôs as mais duras políticas de austeridade aos portugueses, empobrecendo e levando à miséria milhares de trabalhadores e reformados. Eliminou direitos, aprofundou desigualdades e “empurrou” jovens para a emigração.

Espera-se que o atual governo tenha reparado o hardware e o software e reposto a seriedade, a transparência e a honestidade!

 

CORREIO DA SAÚDE
Artigo de José Carlos Martins, Presidente do SEP
Publicado no Correio da Manhã de 02-03-2017