28 Janeiro, 2020
Com um pré-aviso de greve para 29 de janeiro, na reunião de 24 de janeiro, exigiram-se respostas concretas e pragmáticas às questões que, ao final de 2 anos, já entraram no léxico comum dada a sua trivialidade.

 

Colega, veja aqui os pontos da reunião que discutimos:

 

Contabilização dos pontos para trás dos €1201

À nossa fundamentação nem ARS, nem ACSS, Ministério da Saúde ou Governo apresentam fundamento contrário.

Responder que seguem as orientações da ACSS é demasiado básico para um organismo com as responsabilidades de uma Administração Regional de Saúde.

 

Avaliação do Desempenho do biénio 2017-2018

Tivemos conhecimento que em alguns ACES os enfermeiros teriam obtido como resposta “esqueça o biénio. Vai ser “zero pontos”. A leviandade deste tipo de resposta deveria ter como consequência a penalização de quem a profere.

O Conselho Diretivo afirmou ter pedido, após a reunião de outubro com o SEP, a todos os ACES para fazerem um ponto de situação e que não deu qualquer orientação no sentido de ser “esquecido”.

Afirmam querer ultrapassar o impasse e põem a possibilidade de atribuir 1 ponto ano naquele biénio 2017-2018. Para isso pediram orientações à ACSS que ainda não respondeu.

Informámos que o recurso àquela solução não é virgem já que foi a solução encontrada pela ARS do Centro.

 

Notificação dos enfermeiros

Apesar do muito trabalho desenvolvido só está encerrado o processo relativo a 1 ACES. Como referíamos, a trivialidade desta questão e passados que estão dois anos desde a concretização do descongelamento, o processo já deveria estar concluído.

Sob insistência nossa admitiram projetar o final do 1º trimestre para concluir o processo. Ficou agendada reunião para 31 de março.

 

Transição dos enfermeiros nomeados em funções de chefia

Consideram um absurdo a não transição destes enfermeiros para a categoria de Enfermeiro Especialistas. Fizeram uma exposição à Ministra da Saúde e aguardam resposta.

Defendemos que todos os enfermeiros titulados como especialista à data de 30 de maio – entrada em vigor da nova carreira – devem transitar.

 

Concurso de 2015

Informaram que os 34 enfermeiros para ocuparem os 34 postos de trabalho vão iniciar funções a 1 de fevereiro.

 

Mapa de Pessoal contratação de enfermeiros

Questionados sobre a proposta de Mapa de Pessoal enviado para aprovação do qual deverá constar as 3 categorias por forma a garantir o cabimento orçamental que permitirá a futura abertura de concurso, ficaram de dar resposta.

 

Imposição de desenvolvimento de novos projetos nas diferentes Unidades Funcionais

Seja por orientação da ARS Norte seja por decisão unilateral das direções clínicas de alguns ACES a questão é que o desenvolvimento de projetos, nomeadamente vários rastreios, não foi objeto de contratualização.

As regras de funcionamento impostas pela reforma dos cuidados de saúde primários obrigam à discussão no seio da equipa dos projetos a desenvolver, a sua contratualização e definição de indicadores que permitam quantificar se os objetivos são ou não atingidos.

Por outro lado, a descentralização e drenagem de serviços hospitalares para os cuidados de saúde primários, ainda que benéfico, deve ser acompanhado da contratação de mais enfermeiros e formação especifica.

O SEP vai fazer exposição após a qual reunirá com a Enfermeira Vogal da ARS Norte.

 

Parque automóvel

Adquiriram novas viaturas mas não sabem quando serão entregues.