26 Fevereiro, 2020
Alertamos para a degradação constante das condições de trabalho no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lafões que coloca em causa a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem.

 

Não nos assiste outro objetivo senão o de chamar a atenção à população para a degradação das condições de trabalho e segurança que os cuidados de enfermagem prestados nas unidades de saúde e nas visitações domiciliárias têm vindo a sofrer no ACES Lafões, sobretudo no diz respeito ao transporte dos enfermeiros, condições estruturais e à falta de recursos humanos.

SIC | Alfredo Gomes | SEP – Beira Alta

 

Os enfermeiros, para além de serem os profissionais de saúde que mais cuidados prestam no domicílio, são também responsáveis pela gestão da doença crónica, pela prevenção da doença/ promoção da saúde, pelos cuidados às famílias e à comunidade, tocando indelevelmente em todos os momentos do ciclo de vida de uma pessoa. São os principais responsáveis pela diminuição das doenças transmissíveis e estão na primeira linha de atuação em situações de contingência.

É por isso reprovável que as condições de trabalho dos enfermeiros se continuem a degradar. Não aceitamos que se coloque em causa a manutenção da qualidade e segurança dos cuidados que os enfermeiros prestam.

Condenamos veementemente a escassez de recursos, a ausência de manutenção de espaços e equipamentos e a negligência com a saúde e a segurança destes profissionais.

Como se não bastasse, constatámos que a Administração Regional de Saúde do Centro tem vindo a sonegar dias de férias aos enfermeiros na ausência por mais de 30 dias (atestado,…) e desde que transitem de ano civil. Não se pode retirar dias de férias por este motivo. Deste modo, interpusemos uma ação em tribunal que foi ganha.