11 Julho, 2017
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra: exige-se a execução dos compromissos assumidos
A direção regional de Coimbra do SEP realizou a primeira reunião com a nova administração do CHUC a 14 de junho e reiterou, nesta oportunidade, a célere resolução dos compromissos assumidos com a anterior administração.

 

Os horários de trabalho, o recrutamento e o exercício de direitos estiveram em destaque neste encontro, como agora detalhamos.

Quanto aos horários de trabalho, questionámos a administração se estaria prevista alguma alteração na duração diária dos turnos, tendo em consideração que ainda nenhuma proposta formal (de negociação sindical obrigatória), tinha chegado ao conhecimento do SEP.

A administração informou que estava a ponderar alterar a duração diária dos turnos, sem, no entanto, ter tomado ainda uma decisão, e confirmou que o sindicato, nos termos da lei, tem de ser ouvido, após a apresentação da proposta formal da alteração do regulamento dos horários de trabalho.

 

Contabilização de horas em dias de ausência

Identificámos um conjunto de ausências ao trabalho (feriados, tolerâncias, estatuto trabalhador estudante, formação profissional/comissão gratuita de serviço, entre outras) que estavam a ser indevidamente contabilizadas, resultante da incorreta programação informática da elaboração dos horários.

A administração comprometeu-se a estudar a forma de corrigir as anomalias.

  • Cara/o enfermeira/o, se a contabilização dessas ausências estiver indevidamente feira, deverá contactar o SEP.

 

Reserva de recrutamento

Sobre a crónica falta de recursos humanos e a eventual previsão de abertura de concursos, a administração respondeu que está prevista a abertura da “Reserva de Recrutamento” até ao mês de agosto.

 

Exercício de direitos

Identificámos ainda que o exercício de direitos (designadamente por doença, parentalidade e outros), há muito concedidos pela administração hospitalar, tinham sido recentemente violados, o que estaria a provocar graves prejuízos aos enfermeiros e aos serviços. O Conselho de Administração ficou de avaliar essas situações e, se for o caso, corrigi-las.

  • Caso tal não aconteça, os colegas devem contactar o departamento jurídico do SEP.