12 Dezembro, 2018
Faltam horas de cuidados de enfermagem mas ao invés do esperado, o Centro Hospitalar Baixo Vouga não admite enfermeiros, despede.

 

Apesar da carência de horas de cuidados de enfermagem existente neste Centro Hospitalar, os enfermeiros que se encontram a exercer funções em regime de Contrato a Termo Incerto estão a ser notificados no sentido de cessarem as suas funções.

No concreto e a título exemplificativo, no serviço de urgência do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, apesar do volume de horas prestadas para além do seu horário normal de trabalho (35 horas semanais), do exagerado número de horas acumuladas em débito aos enfermeiros e das folgas e feriados por gozar, o CHBV prepara-se para reduzir ainda mais a equipa de enfermagem através do despedimento de uma enfermeira.

Este despedimento e outros que pela mesma razão venham a ocorrer, num cenário de elevada carência de horas de cuidados de enfermagem existente no CHBV, é totalmente intolerável porquanto colocará ainda mais em causa a qualidade, segurança e tempo útil dos cuidados de enfermagem prestados aos utentes, degradando, ainda mais, o acesso destes a cuidados de saúde.

Responsabilizamos também a Tutela pelo atraso nas autorizações dos contratos de substituição e outros.

 

Nota enviada à comunicação social a 12 de dezembro de 2018.