28 Março, 2013
O Ministério da Saúde/Governo estipulou como valor de remuneração mínima no SNS, os 1201,48€ para as 35h/semanais.

 

Todos os enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas que ganhavam menos que este valor já foram, ou têm que ser reposicionados este ano, obrigatoriamente, naquele valor.

Este reposicionamento deveria acontecer, também, para os enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho (CIT).

A esmagadora maioria dos enfermeiros a CIT no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) auferem valores inferiores ao que está estipulado para o ingresso na Carreira especial de Enfermagem, para profissionais com um vínculo público. Como se não bastasse têm uma carga horária semanal superior (40h).

O SEP reafirma que os enfermeiros a CIT, independentemente da natureza do vínculo, são “funcionários públicos” prosseguem os mesmos conteúdos funcionais dos restantes enfermeiros, têm as mesmas responsabilidades, as mesmas qualificações, e os mesmos superiores hierárquicos, razão pela qual não podem ser discriminados.

Após a discussão feita em plenários na instituição, foi decidido pelos enfermeiros a CIT realizar uma concentração no local onde o Conselho de Administração do CHLC se encontra sediado.

Por isso, a Direcção Regional de Lisboa do SEP, convida os 5rs. jornalistas a acompanharem a Concentração de Enfermeiros a CIT, no Hospital 5. José, no próximo dia 2 de abril, às 11h30.

Neste dia está convocada uma greve, para estes profissionais, das 10h30 às 12h30.

Informação enviada à Comunicação Social a 28 de março de 2013.