7 Novembro, 2014
Enfermeiros do Serviço de Urgência do Hospital de Santarém alertam o conselho de administração para que resolva os problemas ou os enfermeiros poderão recusar-se a prestar cuidados a doentes que afinal nem “existem”!

 

A urgência Hospital de Santarém para os 14 postos de trabalho estão alocadas apenas 11 enfermeiros determinando uma sobrecarga de trabalho em todos os turnos M, T e Noite. Tem um 15º posto de trabalho, onde em média estão internados entre 20 a 30 doentes principalmente do foro médico, dependentes, que aguardam internamento num qualquer serviço do hospital mas que ali podem ficar durante vários dias. A este posto de trabalho não está alocado qualquer enfermeiro, quando deveriam estar entre 3 a 5.

Ora, por turno, na urgência de Santarém faltam entre 6 a 8 enfermeiros. É num contexto de arrastamento deste problema que os enfermeiros decidiram dizer basta e numa reunião com o SEP, a 6 de Novembro decidiram exigir do Conselho de Administração a admissão de mais enfermeiros para a Urgência até 13 de Novembro, que o numero de enfermeiros a alocar tem que estar de acordo com as necessidades identificadas e que em reunião entre SEP e CA sejam discutidas e decididas outras formas de minimizar/resolver o problema.

Ainda, e por escrito os enfermeiros transferiram toda e qualquer responsabilidade para o Conselho de Administração caso aconteça qualquer incidente negativo na prestação de cuidados devido àquelas condições de trabalho.

Reservam-se no direito de, em conjunto com o SEP, decidir outras iniciativas. É inadmissível que em alguns dias todo o pré-hospitalar esteja bloqueado porque as macas dos bombeiros estão na urgência do Hospital de Santarém.