30 Novembro, 2018
Decretámos greve ao Atendimento Complementar, prestado aos fins de semana e feriados, nos Centros de saúde de Almada e Seixal e que terá inicio a 1 de dezembro com termino a 1 de janeiro.

 

Esta situação é motivada pela atitude inflexível da Direcção Executiva do referido ACES, que ao contrário do que acontece nos restantes Centros de Saúde do distrito de Setúbal, determinou que estes cuidados sejam prestados e integrados no horário normal de trabalho dos enfermeiros, além de os pressionar a fazer mais horas durante a semana, chegando mesmo a coagir e ameaçar os quem se recuse a ceder.

Os utentes têm direito às horas necessárias para os cuidados de enfermagem nas suas unidades. Cada enfermeiro deve portanto ter as suas 35 horas de trabalho afeto para este atendimento, o que ainda assim é escasso para a necessidade de cuidados dos seus utentes. Neste sentido, para o atendimento aos fins-de-semana e feriados, devem ser alocadas horas extra, como de resto acontece com os restantes grupos profissionais.

Esta necessidade já foi colocada pelos enfermeiros à Direcção que mantém uma atitude autista.

Perante esta inexplicável intransigência, os enfermeiros do ACES Almada Seixal decidiram, em Plenário, decretar greve até que esta situação seja resolvida.

Esperamos uma forte adesão, pelo que alertamos para o eventual encerramento do Atendimento Complementar a partir de 1 de dezembro, em pleno período de contingência da gripe.

 

Nota enviada à comunicação social a 30 de novembro de 2018.